Blog

Cinomose Canina

cinomose5

A cinomose é uma grave doença viral, altamente contagiosa e, na maioria dos casos, fatal. A transmissão se dá principalmente por contato direto entre os animais contaminados, pois o vírus se encontra em suas secreções, e possui um período de incubação (período desde a infecção pelo vírus até o aparecimento dos sintomas) de 3 a 10 dias. O vírus da cinomose apresenta diversas características semelhantes ao vírus do Sarampo, no entanto, não acomete humanos.

Os filhotes de 3 a 6 meses de idade são mais predispostos à infecção pelo vírus da cinomose, pois não possuem mais os anticorpos maternos para protegê-los e seu sistema imunológico não está bem desenvolvido. No entanto, também existem casos de infecção em cães adultos não vacinados.

 

FILHOTES QUE NÃO REALIZARAM O PRIMEIRO CICLO DE VACINAS NÃO DEVEM TER CONTATO COM OUTROS CÃES, SENDO ASSIM, NÃO SÃO INDICADOS PASSEIOS E NEM BANHOS EM PET SHOP ATÉ QUE O PRIMERO CICLO DE VACINAÇÃO ESTEJA COMPLETO.

Os sintomas da doença são variados e podem incluir alterações:

  • no sistema respiratório (corrimento nasal e ocular purulento, tosse, dificuldade respiratória),
  • no trato digestivo (diarreia com ou sem sangue, perda de apetite, vômitos) e
  • no sistema nervoso (inclinação da cabeça, movimento rápido e repetido dos olhos, paralisia, andar compulsivo).

Os sintomas neurológicos são dependentes das áreas do cérebro que foram afetadas pela infecção. Em alguns casos os animais apresentam convulsões. A mioclonia (contrações musculares e movimentos mastigatórios involuntários) é uma sequela comum nos animais acometidos.

Devido à queda da imunidade causada pelo vírus, infecções bacterianas oportunistas podem se instalar, causando broncopneumonia, conjuntivite e gastroenterite. A presença destas infecções piora o quadro clínico do animal e reduz a possibilidade de sobrevivência.

O diagnóstico geralmente é realizado através do histórico do paciente, idade, histórico de vacinações e exames de sangue. Quando o Corpúsculo de Lentz (partículas virais presentes nas células infectadas) é encontrado, o diagnóstico é definitivo. Como esse corpúsculo é raro de ser encontrado no sangue periférico e perdura por apenas 2 a 9 dias após a infecção, não é comum diagnosticar definitivamente a Cinomose apenas pelo exame de sangue simples. O diagnóstico pode ser obtido por meio da realização de sorologia (avaliação da quantidade de anticorpos anticinomose) ou da realização de PCR. Animais vacinados podem ter altos títulos de anticorpo anticinomose, o que pode levar a um resultado falso-positivo.

O tratamento da cinomose consiste, principalmente, em dar suporte para que o animal consiga vencer as infecções oportunistas (soro, antibiótico de amplo espectro, anticonvulsivantes, medicação para inibir o vômito e demais medicações que o médico veterinário responsável julgar necessárias).

O prognóstico dos pacientes acometidos por cinomose é, na maioria dos casos, de reservado à ruim. No entanto, cães com boa resposta imunológica e com tratamento suporte adequado podem se recuperar da infecção.

A vacinação é um importante fator de prevenção. As vacinas V8 ou V10 são produzidas com vírus vivo atenuado (vírus enfraquecido), mas existem novas vacinas produzidas com uma tecnologia denominada recombinante, que é mais segura, pois utiliza fragmentos do vírus da cinomose introduzido em um vírus de ave que é inofensivo aos cães.

As vacinas devem sempre ser administradas pelo profissional médico veterinário. O armazenamento incorreto e a realização de um protocolo vacinal inadequado podem levar ao desenvolvimento da doença.

 

O VÍRUS DA CINOMOSE PODE ACOMETER:

cinomose6

  • CANÍDEOS (Cão doméstico e selvagem),
  • MUSTELÍDEOS (furão e lontra) ,
  • PROCIONÍDEOS (Guaxinim e Quati) e
  • FELÍDEOS SELVAGENS (Leão e tigre).

 

 

 

NÃO ACOMETE OS HUMANOS E NEM OS GATOS DOMÉSTICOS 

 

CURIOSIDADE
Os cães infectados pelo vírus da cinomose antes do desenvolvimento dos dentes permanentes, em sua maioria, apresentam hipoplasia de esmalte.

cinomose2Basset Hound teve cinomose aos 3 meses de idade.

cinomose4Atualmente está com quase 8 anos de idade. 

PREVINA A CINOMOSE
Mantenha a vacinação em dia e livre seu cão deste mal

 

OS CÃES INFECTADOS PODEM ELIMINAR O VÍRUS NO AMBIENTE POR ATÉ NOVENTA DIAS. APESAR DE ALTAMENTE CONTAGIOSO, O VÍRUS DA CINOMOSE É POUCO RESISTENTE E OS DESINFETANTES COMUNS SÃO CAPAZES DE INATIVA-LO.

 

Oswaldo Cruz - Centro Veterinário
(12) 3922-3051
Rua República do Líbano, 520 Jd. Oswaldo Cruz - São José dos Campos - SP

Leia Mais...

Mais Lidos

Contato

(12) 3922-3051

Rua República do Líbano, 520
Jd. Oswaldo Cruz -  São José dos Campos - SP
contato@oswaldocruzveterinaria.com.br

Neste momento a clínica está .

Equipe Médica

Bruno Schiefer
  Médico-veterinário graduado em 2010 pela Faculdade de Medicina Veterinária e...
Marina Nassif Arena
Médica-veterinária graduada em 2009 pela Faculdade de Medicina Veterinária e...
Poliana Claus
Medicina-veterinária graduada em 2006 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas...
Mariana Tebaldi
Médica-veterinária graduada em 2011 pela Faculdade de Medicina Veterinária da...

Contato

(12) 3922-3051

Rua República do Líbano, 520
Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
Próximo ao Center Vale Shopping
contato@oswaldocruzveterinaria.com.br

Localização